segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SLIDES UTILIZADOS NA ATIVIDADE









REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

Aos vinte oito dias do mês de outubro de dois mil e onze, foi realizado na Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus com a turma do quinto ano “C” duas aula sobre Pop Art.
A primeira etapa foi na sala de aula com apresentação do tema com a professora Ana Rachel a mesma fez uma breve exposição como seria desenvolvida a aula.
No segundo momento os alunos foram ao laboratório de informática iniciando a aula com a música dos Titãs- Comida, após a música foram apresentados os slides com explanação sobre o que é Art Pop pela equipe, em seguida os alunos formaram duplas para realizar as atividades propostas pela equipe que foi visitando os blogs e lerem mais sobre o assunto em estudo.
O terceiro momento foi de volta à sala de aula para que os alunos realizassem as atividades de pintura de diversas formas, eles interagiram juntos à matéria entenderam o que é linguagem visual, pop arte e os movimentos modernistas de cada época, a resposta dos alunos sobre o tema estudado foi o excelente trabalho que eles realizaram com tanta perfeição, que foi exposto no corredor da escola para admiração das pessoas.


















Foi uma aula bem dinâmica e bem desenvolvida que resultou em uma ótima aprendizagem dos alunos, segundo seus depoimentos escritos e orais.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus
Araguaína-outubro de 2011
                                          
 Plano de aula - Tema: Pop Arte                             Turma: 5º ano “C” vespertino
1

Acolhida
Música: “Comida do Titãs”
2
Curtindo a leitura
Uso do laboratório para pesquisar e lê sobre: “pop arte”
3
Desenvolvimento da aula

3.1

Habilidade
Conhecer e compreender a produção artística como forma de expressão, comunicação e informação através da pop arte.
3.2
Conteúdo
História da pop arte.



3.3



Metodologia
*Ouvir uma música para introduzir o assunto;
*Levara os alunos para o laboratório para pesquisarem e lerem sobre o assunto em estudo;
*Propor aos alunos que naveguem livremente;
*Após o estudo propor aos alunos que realizem uma produção individual com estética de obra pop, a qual se identifica mais;
*Expor os trabalhos dos alunos no varal no corredor da escola. 

3.4
Avaliação
Verificar através do envolvimento em todo processo e realização dos trabalhos a aprendizagem dos alunos.
4
Recursos pedagógicos

Caixa de som; data show; internet; desenhos e pintura.
5
Fonte
Sites:
·         PORTAL SÃO FRANCISCO
·         REVISTA BRAVO
·         PESQUISA GOOGLE SOBRE ART POP 
 





Equipe de elaboração e execução do Planejamento:
Ana Rachel Figueira Rocha - Professora
Luisa Leocádio Barbosa Pontes - Coordenadora Pedagógica
Marineide Martins Duarte - Professora
Railon Borges de Oliveira - Coordenador Financeiro

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

          Atividade 2.3 Conceituando hipertexto _Ana Rachel

       Alguns autores defendem que hipertexto acontece somente nos ambientes digitais por causa do acesso imediato. Outros acreditam que a representação hipertextual independe do meio, desde que as informações não estejam agregadas de maneira tradicional.
     Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto  Neste contexto hipertexto é um conjunto de informações que proporciona de forma interativa agilidades no acesso a determinado assunto. “O hipertexto também traz como vantagem para  a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertextp Lina Morgado (1998) Aqui o hipertexto é colocado como participativo, sendo o aluno ativo e capaz de realizar sua própria aprendizagem, fazendo associações e compartilhando seu conhecimento. Dessa forma a aprendizagem se dará de maneira interpretativa e dinâmica e não de forma tradicional. Sendo obrigado a ligar as informações e interpretá-las trazendo novos conhecimentos.
     “Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de dados, que permite ligar páginas  informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimento. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo.
http://trabalhohipermidia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm Fiderio, J.(1988), A Grand Vision.  A referida conceituação enfatiza hipertexto com um elo, uma teia  que norteia vários assuntos ao mesmo tempo, permitindo uma interatividade e uma ligação mais ampla a determinados assunto sendo os links que vão auxiliar a memória em todo o processo.
      Na sala de aula, o trabalho com hipertexto seria muito interessante. Daria oportunidade ao aluno ser o sujeito do seu próprio conhecimento por descobertas, através de várias fontes de informações interligadas e acessíveis  ao mesmo tempo. Assim,  o aluno terá mais autonomia e interesse em buscar, ir além do simples texto, se inserindo no contexto digital. Ressaltando que alguns indivíduos não se adaptam a essa modalidade de ensino, tornando-se perdidas o que poderia ser um motivo para a desmotivação. Para o professor seria mais um instrumento didático e daria ao aluno oportunidades de ir além do esperado.
     Para mim hipertexto são informações interligadas a várias outras permitindo amplo acesso e interatividade a um tema central.