Atividade 2.3 Conceituando hipertexto _Ana Rachel
Alguns autores defendem que hipertexto acontece somente nos ambientes digitais por causa do acesso imediato. Outros acreditam que a representação hipertextual independe do meio, desde que as informações não estejam agregadas de maneira tradicional.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto Neste contexto hipertexto é um conjunto de informações que proporciona de forma interativa agilidades no acesso a determinado assunto. “O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertextp Lina Morgado (1998) Aqui o hipertexto é colocado como participativo, sendo o aluno ativo e capaz de realizar sua própria aprendizagem, fazendo associações e compartilhando seu conhecimento. Dessa forma a aprendizagem se dará de maneira interpretativa e dinâmica e não de forma tradicional. Sendo obrigado a ligar as informações e interpretá-las trazendo novos conhecimentos.
“Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimento. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo.
http://trabalhohipermidia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm Fiderio, J.(1988), A Grand Vision. A referida conceituação enfatiza hipertexto com um elo, uma teia que norteia vários assuntos ao mesmo tempo, permitindo uma interatividade e uma ligação mais ampla a determinados assunto sendo os links que vão auxiliar a memória em todo o processo.
Na sala de aula, o trabalho com hipertexto seria muito interessante. Daria oportunidade ao aluno ser o sujeito do seu próprio conhecimento por descobertas, através de várias fontes de informações interligadas e acessíveis ao mesmo tempo. Assim, o aluno terá mais autonomia e interesse em buscar, ir além do simples texto, se inserindo no contexto digital. Ressaltando que alguns indivíduos não se adaptam a essa modalidade de ensino, tornando-se perdidas o que poderia ser um motivo para a desmotivação. Para o professor seria mais um instrumento didático e daria ao aluno oportunidades de ir além do esperado.
Para mim hipertexto são informações interligadas a várias outras permitindo amplo acesso e interatividade a um tema central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário